Vendas por telefone. Dicas para o sucesso
Muitas pessoas olham as vendas por telefone como uma pesada âncora. Eles se sentem como se tivessem que levantá-la quando precisam fazer chamadas para clientes potenciais. Essa reação gira em torno do medo da rejeição.
Muitas pessoas não são corajosas o suficiente para voluntariamente colocar-se em posição de serem rejeitadas. No entanto, aquelas que pretendem obter todos os tipos de recompensas a longo e médio prazo, experimentam essa ferramenta de vendas.
- Com atitudes certas e prestando atenção em tudo o que acontece, você aprenderá o que não dizer e quando não ligar. Com o tempo, você encontrará menos rejeições. Para poupar seu tempo, aqui estão algumas dicas que precisam ser consideradas ao fazer vendas por telefone:
- Desenvolver uma saudação profissional: Não basta dizer “Olá” e se apresentar. Seu cumprimento deve ser formal. Comece com Sr., ou Sra., como em “Bom dia, Sr. Paulo.” Todo mundo diz: “Olá.” Seja diferente. Seja profissional.
- Apresente-se e a sua empresa. “Meu nome é Ana Souza da ABC Companhia. Somos uma empresa especializada em ajudar empresas como a sua economizar dinheiro.” Não seja muito específica nesse primeiro momento, não mencione o seu produto. Se o fizer, permitirá que a outra parte diga: “Não estamos interessados no momento”, e desligue. Ao manter sua introdução geral e ainda mencionar um benefício, você despertará curiosidade no seu possível cliente.
- Expresse gratidão: Sempre agradeça o cliente potencial para pedir-lhe alguns momentos da sua atenção. Diga-lhe que você não vai tomar alguns segundos de seu tempo. “Agradeço por me atender. Não tomarei muito do seu tempo.”
- Diga o propósito da sua ligação: É melhor você fazer isso em forma de uma pergunta. “Se pudermos mostrar-lhe uma maneira de melhorar a qualidade de seu produto e um custo menor, você estaria interessado em saber mais?” Com isso é muito provável que obtenha uma resposta sim. Lembre-se que você não está vendendo seu produto ainda, está vendendo o que o seu produto vai fazer por ele.
- Marcar uma reunião é o próximo passo no negócio das vendas por telefone. Utilize um questionamento como estratégia: Ofereça-lhe duas vezes, “Sr. Paulo, eu posso ir ao seu escritório às 16h de hoje para discutir isso melhor. Ou às 9h amanhã se adequa melhor ao seu horário?” Você não disse, “Quando podemos nos encontrar?” Quando se usa a alternativa de escolha, você assume o controle de conseguir a reunião.
- Agradeça-lhes pelo atendimento ao telefone e pela reunião: Reconfirme a data, hora e local da reunião. Dê-lhe suas informações de contato desta forma: “Se precisar de algo antes de nossa reunião, por favor me ligue no 3232-1212.”
- Acompanhamento: Se a reunião for para daqui alguns dias, envie uma carta de confirmação. Se a reunião for no dia seguinte do contato telefônico, envie uma confirmação por e-mail. Mantenha-se otimista!
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