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Qual o custo de um cliente insatisfeito?

Qual o custo de um cliente insatisfeito?

Um cliente insatisfeito custa o equivalente ao lucro dado por cinco clientes satisfeitos. Vamos fazer uma análise e entender este cálculo.

Muitas empresas se preocupam na captação de clientes, mas muito pouco em como mantê-los na base.  O custo de um cliente insatisfeito pode causar danos enormes para a organização. É preciso estruturar bem a dinâmica de um atendimento ao cliente para que os resultados sejam positivos.

A primeira questão que precisa ser levantada para analisar o custo de um cliente insatisfeito é: Qual a importância do cliente para a minha empresa? Estou oferecendo o tratamento que ele merece?

Cuidado, pois é fácil responder “sim” a essas questões, entretanto as respostas constam somente nos manuais de boas práticas dos colaboradores, mas não saem da teoria.

Com o avanço da tecnologia, ninguém tolera perder tempo com atendimento ineficiente. As pessoas buscam ser atendidas pelos melhores. visando a excelência no atendimento dos seus clientes, é imprescindível que as empresas capacitem seus colaboradores.

cliente insatisfeita
Cliente insatisfeito

Cliente mal atendido dissemina raiva e aborrecimento

Clientes insatisfeitos têm um poder incalculável de disseminar opiniões negativas sobre um mau atendimento.  Atendimento está intrínseco às emoções das pessoas, especialmente quando de trata de serviços. Sentimentos como raiva, elogios, aborrecimento, ansiedade, gratidão, satisfação e constrangimento estão envolvidos.

Com a facilidade no acesso às redes sociais e sites de reclamações, a propagação de relatos desfavoráveis de um cliente insatisfeito, pode fazer com que nenhuma agência de marketing consiga reverter à imagem da empresa, exceto com muito tempo e dinheiro para uma grande campanha.

É importante que as empresas foquem mais no atendimento e não apenas nos números. O bom atendimento é a peça mais importante de todo o processo. Reclamações sempre irão existir, pois é impossível agradar a todos, entretanto o pior erro de um atendente é se manter na defensiva diante de uma reclamação. As empresas devem oferecer o melhor atendimento.

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