Como criar sites persuasivos
Não basta você ter um site, é preciso fazer os usuários clicarem nele! Clicar é uma decisão. Cada clique exige que seus usuários examinem a sua página e tomem a decisão da compra. Sites persuasivos significa ter uma boa taxa de conversão de visitantes em clientes. Mas como fazer isso? Há uma série de fatores. Vou escrever nesse artigo algumas delas.
Cada decisão de compra é, na verdade, o resultado de diversas pequenas ações. Por exemplo, você tomou muitas decisões até chegar a este ponto da leitura. Em primeiro lugar, reconheceu que precisa descobrir como criar sites persuasivos e mais efetivos.
Em seguida, pode ter ido até uma livraria em busca de um livro, ou revirou inúmeras páginas na internet em busca de algo que chamasse a sua atenção. Provavelmente, leu muitos artigos e, finalmente encontrou o título “Como criar sites persuasivos”, justamente o que estava procurando.
Cada uma das etapas em que passou antes de chegar até aqui, é o exemplo do ciclo de decisão do consumidor, e [e por esse ciclo que todos os seus usuários terão que passar para realizar transações com você.
Criando o site
Para criar sites persuasivos, antes de pensar do layout do site, é preciso pensar em ciclos de decisão que facilitem a decisão de compra dos seus produtos ou serviços. O ciclo de decisão do consumidor pode ser descrito em quatro fases diferentes:
1 – Satisfação: usuários satisfeitos, um contexto online, estão navegando na internet por navegar. Para esses usuários você precisa mostrar algo que lhes interesse!
2 – Reconhecendo uma necessidade: a maioria desses usuários reconhecem que tem uma necessidade, mas tendem a não tomar a decisão. Lembra do check-up anual que você não consegue fazer na hora certa? Acontece o mesmo com esses usuários, então você precisa motivá-los!
3 – Pesquisando informações: são usuários que buscam informações que os ajudem a formular critérios de avaliação da sua decisão. Por exemplo: “Quais recursos devo procurar em um câmera digital?” Para esse tipo de pesquisa, o seu site precisa ensinar os usuários a resolver entre as opções e atingir seus objetivos.
4 – Decidindo comprar: é no estágio da decisão de compra que você terá a prova se entendeu a dinâmica dos sites persuasivos – os seus usuários clicam no botão Enviar. Nesse momento eles já resolveram que querem fazer negócios com você (parabéns!), e agora é importante que o seu site possa dar a eles a confiança para manter a decisão da compra. Após essa transação, a ênfase deve estar na agilização das etapas restantes.
Entendendo o ciclo de decisão, você pode reconhecer qual tipo de informações, ferramentas e suporte que precisa fornecer aos usuários do seu site. O objetivo é sempre leva-los do seu estágio atual até o próximo estágio, até que isso resulte em um fechamento.
Boa sorte!